DESTAQUEPARANÁ

Prefeitos de todo país conhecem a Muralha Digital de Curitiba

Prefeitos e secretários municipais de todo o país tiveram a oportunidade de conhecer a Muralha Digital, o cerco de segurança com videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Curitiba e que tem ajudado a reduzir crimes na capital. A visita nesta segunda-feira (20/3) foi uma pequena amostra das tecnologias apresentadas no evento Smart City Expo Curitiba, que começa nesta quarta-feira (22/3), no Parque Barigui.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, recebeu os gestores no Centro de Controle Operacional (CCO) da Muralha Digital, explicou a operacionalidade do sistema na prática e contou que o projeto será apresentado no Smart City Expo.

“É uma alegria compartilhar essa experiência bem-sucedida e também trocar com cidades de todo o país. Hoje, a Muralha Digital tem contribuído na prevenção e na elucidação de crimes, como também orientado a gestão em tomadas de decisão”, disse Matos.

A assessora técnica da Superintendência de TI da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Carla Flores, explicou que a Muralha Digital foi lançada em janeiro de 2021 com o intuito de aliar tecnologia à prestação de serviços para a população. “É a tecnologia com a função social de oferecer mais segurança para a população”, afirmou.

Participaram da visita a assessora de Relações Institucionais e de Mercado do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Vanessa Cantelli, e o colaborador Rogério Mendes Pereira Júnior.

Muralha Digital

A Muralha Digital é composta por um sistema de 1,9 mil câmeras de vigilância que cobrem vários locais da capital com grande circulação de pessoas. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.

O videomonitoramento realizado pela Muralha se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão presentes, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com estatísticas da Prefeitura.

Foto: Daniel Castellano / SMCS
Secom Curitiba

Deixe um comentário