PARANÁ NOSTÁLGICO

Primeiro templo da Assembleia de Deus em Cascavel

O templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cascavel é um marco histórico na região, tendo suas raízes profundamente entrelaçadas com a propagação do evangelho na cidade. Fundada em 25 de agosto de 1957 pelos irmãos Enoque Xavier de Alencar e Regina Andrade de Alencar, vindos de Pirapozinho/SP, a igreja teve suas primeiras reuniões em uma casa alugada na Rua Manoel Ribas, próxima à saída para Toledo.

Os primeiros passos foram dados em parceria com o irmão Joaquim de Morais e sua família, sob a supervisão do missionário Leif Andersen. A perseverança e dedicação desses pioneiros permitiram a expansão dos ensinamentos de Jesus Cristo na região.

Ao longo dos anos, a igreja passou por diferentes lideranças, como o evangelista Ireno Jacinto da Silva, o presbítero José Escoriça Neto e o evangelista Heleno José de Oliveira. Em 1964, o evangelista Moacyr José Gonçalves se juntou à comunidade quando esta já contava com 70 membros, e ainda no mesmo ano, foi construído o primeiro templo de madeira e a casa pastoral na Rua Carlos Gomes, 661.

A formalização da AD Cascavel ocorreu em 31 de março de 1966. Com o pastor Moacyr José Gonçalves à frente, a igreja experimentou um crescimento significativo, alcançando 1.600 membros em 1971. Nesse ano, o pastor Amaro Selvo do Nascimento assumiu a presidência até seu falecimento em 10 de março de 1975.

O pastor José Joaquim dos Santos assumiu então, lançando as bases para um novo templo situado na Rua Cuiabá, 1773, Jardim Maria Luiza, em 22 de maio de 1976. A partir de setembro de 1976, o pastor José Pereira de Almeida liderou a igreja, vindo de Umuarama/PR. Ele foi responsável pela conclusão do templo sede em 1979, com dimensões impressionantes de 15×35 em dois pavimentos e uma área de 1.154m2.

José Pereira de Almeida liderou a obra por 30 anos, até seu falecimento em 19 de setembro de 2006, quando durante seu culto fúnebre, considerou-se a inauguração oficial do templo sede atual. Em 21 de outubro de 2006, o pastor Antonio Batista Maia, natural de Ipiranga/PR e convertido ao evangelho desde 1963, assumiu a presidência da AD Cascavel, dando continuidade à obra e ao legado deixado por seus antecessores.

Pedimos ao João Pereira e aos demais membros que compartilhem e contribuam com mais detalhes históricos sobre a IEAD em Cascavel, pois cada testemunho e cada momento marcante fazem parte dessa trajetória de fé e devoção que tanto impactou a comunidade local ao longo das décadas.

Deixe um comentário