CASCAVEL

Professores participam do Roteiro de Estudos Cascavel Meu Município

Formação com os professores regentes 1 dos 3ºs anos contou com aulas teóricas e uma riquíssima aula de campo

Na Rede Municipal de Educação, a História e a Geografia do Município de Cascavel é um assunto levado bastante a sério. No terceiro ano os alunos têm acesso a conteúdos dentro destes dois componentes curriculares, que os levam a entender a construção deste grande município que é Cascavel.

Além de material didático próprio, o Livro Cascavel Meu Município, de autoria das coordenadoras pedagógicas Clenilza Lemos da Silva e Elisiane Silva, a formação continuada dos professores também é um trabalho contínuo realizado pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante o primeiro semestre de 2023, foram realizadas formações continuadas para os professores Regente 1 do 3º Ano, contemplando os componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, ministradas pelas Coordenadoras Pedagógicas Clenilza e Elisiane, com a colaboração da Professora Graciely Erna Schubert Kühl.

Os professores participaram de aulas teóricas e aula de campo, em que tiveram a oportunidade de participar do Roteiro de Estudos Cascavel Meu Município, que também é ofertado aos alunos dos 3º anos das escolas municipais.

Foram momentos de muita aprendizagem e debates importantes para a prática pedagógica, além de muita troca de experiências, o que para a coordenadora Elisiane foi bastante produtivo, já que para ela “para compreender o tempo presente é preciso buscar explicações no passado, neste sentido, é fundamental a valorização da memória”.

A coordenadora Clenilza também reforça a necessidade de aprimorar as ações pedagógicas dos conhecimentos historicamente acumulados, proporcionando o contato direto com a realidade quanto aos aspectos geográficos e históricos do Município. “É muito importante historicizar os Monumentos, pois eles materializam o ideário de um coletivo de pessoas”. A Professora Gracieli enfatizou a necessidade da “Educação Patrimonial para a preservação dos lugares de memória”.

 

Museu Nossa Senhora de Fátima

Durante as formações, as coordenadoras Clenilza e Elisiane, evidenciaram que nos processos de ensino e de aprendizagem em Geografia e História as vivências e experiências, são fundamentais para atribuição de sentido e significado do trabalho pedagógico. A partir disso, uma visita dentro do roteiro da aula de campo fez toda a diferença: o Museu Nossa Senhora de Fátima.

Com intuito de preservar a história e memória local, o Sr. Severino João Pieczarka, morador do Distrito de São João d’Oeste, fundou o Museu Nossa Senhora de Fátima no ano de 2016. O museu conta com um acervo oriundo de doações dos moradores da localidade, com destaque para um antigo carroção emplacado, utilizado como meio de transporte no início da colonização de Cascavel e região.  O Sr. Severino diz que, “não basta narrar é preciso mostrar os objetos utilizados no passado”.

Secom

Deixe um comentário