CASCAVELDESTAQUE

Programa vai incentivar doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer

O principal objetivo do projeto é recuperar a autoestima dos pacientes, principalmente do sexo feminino.

Foto: GRAACC

Um projeto de lei de autoria do vereador Policial Madril (PSC) cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer. A proposição foi aprovada na semana passada em Plenário e agora aguarda sanção do prefeito para se tornar lei.

O principal objetivo do projeto é recuperar a autoestima dos pacientes, principalmente do sexo feminino. Nas palavras de Madril, “as madeixas são um dos maiores pontos de autoestima. Em especial para mulheres e meninas, os cabelos são símbolos de expressão da feminilidade e, embora essa queda seja transitória, esse período pode assustar muitas mulheres durante a luta contra o câncer de marna, por exemplo, quando as mulheres enfrentam também outros desafios, como a mutilação do seio e as cicatrizes e ainda ter que se reconhecer nesse novo corpo, aprender a valorizá-lo, e voltar a gostar dele novamente”.

A queda de cabelo, cientificamente chamada de alopecia, ocorre em razão da quimioterapia afetar, principalmente, células que se multiplicam com frequência, como as do sistema capilar. Costumeiramente, o cabelo começa a cair depois da terceira ou quarta sessão de quimioterapia, podendo se soltar aos poucos ou em grandes tufos. Os tipos de câncer que exigem um tratamento mais forte, como o de mama, as leucemias e os linfomas são, muitas vezes, combatidos com remédios que ocasionam uma queda capilar ainda maior.

(Assessoria de Imprensa/CMC)

Deixe um comentário