CASCAVEL

Prova Cascavel: Mais uma ferramenta para diagnóstico do aprendizado

Rede Municipal conta agora com avaliação própria, além das demais avaliações externas; Resultados são computados em tempo real

Divulgação

Teve início ontem (28) e segue até amanhã (30) a aplicação da Prova Cascavel, para todos os alunos matriculados no 2º, 4º e 5º ano nas escolas municipais. Além das provas Brasil e Paraná, Cascavel tem agora mais uma ferramenta para avaliar o aprendizado dos alunos e nortear as ações de ensino e aprendizagem. “Mais uma vez Cascavel se destaca a frente de muitos municípios do Estado do Paraná, com avaliação própria para acompanhar os processo de ensino e aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Marcia Baldini.

As avaliações são elaboradas pelo Núcleo de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem, instituído em 2023 e responsável por implementar as avaliações em larga escala da Secretaria de Educação de Cascavel. Em 2023 já foram realizadas duas etapas da Prova Cascavel, a primeira em março e a última nos dias 30 e 31 de maio, com a participação dos alunos do 5º ano. Para Marcia Baldini, a Prova Cascavel é um grande instrumento de avaliação e de monitoramento dos processos de aprendizagem. “A avaliação objetiva subsidiar a definição de políticas públicas no âmbito municipal e também trazer uma reflexão em relação à prática docente, a partir dos resultados apresentados pelos alunos”.

IdeCvel

A partir das respostas dos alunos é calculado o IdeCvel (Índice de Desenvolvimento da Educação Pública Municipal de Cascavel), um indicador educacional municipal que complementa o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de abrangência nacional, e o IDEPR ( Índice de Desempenho Escolar do Paraná), de abrangência estadual. Em 2023 o índice foi calculado duas vezes, em março e maio, com resultado de 6,2 e 6,4 pontos, respectivamente.

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Brandalise Corrêa, a aplicação periódica de uma avaliação própria do município também é fundamental, principalmente no trabalho de recomposição da aprendizagem. “Com a avaliação nós podemos diagnosticar aquilo que a criança está com dificuldade e retomar estes conteúdos, de forma que o aluno de aproprie deles”, explica a diretora, que reforça a importância da participação das famílias nos dias de aplicação da avaliação. “É importante que as famílias incentivem as crianças a não faltar nos dias de aplicação das avaliações”.

Dados em tempo real

O município de Cascavel desenvolveu um aplicativo para correção das provas, com capacidade de informar em tempo real os resultados da Prova Cascavel. No aplicativo, diretores, coordenadores e professores podem identificar quais conteúdos precisam ser retomados nas aulas e quais os alunos já dominam. “Essa velocidade no cálculo dos resultados é importante para que a avaliação tenha impacto imediato, pois cada dia letivo que se passa sem acesso aos resultados é uma oportunidade perdida de ampliar a qualidade da aprendizagem em Cascavel”, comenta o desenvolvedor do sistema, Marcel Kappes.

(Secom)

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