CASCAVEL

Queremos replicar para o Estado do Paraná o bom exemplo de Cascavel, diz secretário de Inovação

Marcelo Rangel acompanhou hoje o projeto-piloto de segurança que usa a Inteligência Artificial como aliada para garantir segurança nas escolas

Divulgação

O secretário de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel, visitou na tarde desta quarta-feira (28) a Escola Municipal Irene Rickli, no bairro Cascavel Velho. Ele conheceu o projeto-piloto implantado no estabelecimento de ensino, capaz de promover a segurança preventiva e preditiva, identificando pessoas e disparando alertas em casos de invasões e evasões de ambientes públicos, além de contar com câmeras de alta definição e detecção de movimentos. O sistema utiliza a Inteligência Artificial (AI) como aliada.

Rangel destacou  o trabalho e empenho da Prefeitura de Cascavel em buscar soluções inovadoras para solucionar novos problemas que estão acontecendo no País. Ele disse que o projeto testado em Cascavel já foi validado e mostrou que funciona. Agora, a ideia é levar o sistema para todo o Estado.

“Nós queremos, através do bom exemplo de Cascavel, replicar isso para o Estado do Paraná. O governador está acompanhando a nossa missão”, afirmou o secretário, que estava acompanhado do deputado estadual Oziel Luiz, o Batatinha.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que essa é uma solução desenvolvida na cidade de Cascavel e ressaltou que o poder público precisa compartilhar aquilo que já foi discutido e testado. “Estou muito feliz, em nome da população de Cascavel, por nossa cidade servir de referência para todo o Paraná”, enfatizou.

Tiago Soares, responsável pela empresa de tecnologia, afirmou que a presença do secretário estadual é importante para ver, avaliar e validar o sistema que emprega a Inteligência Artificial para monitorar as escolas. “A gente consegue monitorar e gerar alertas de invasão, de movimentos suspeitos, botão de pânico, trazendo mais segurança para as escolas”, enfatizou. Ele ressaltou que o sistema detectou duas movimentações na escola nessa fase de teste. Em um deles, dois suspeitos foram apreendidos e no segundo, o sistema conseguiu prevenir a ação.

(Secom)

Deixe um comentário