CASCAVEL

Segurança viária: consulta de placa por meio do talonário eletrônico identifica veículo furtado

A modernização de ferramentas de trânsito contribui com demais órgãos de segurança

Divulgação

Implantada no fim do mês de abril na fiscalização de trânsito em Cascavel pela Transitar, a lavratura de autos de infração por meio do talonário eletrônico vem cumprindo também uma das funções mais esperadas dessa nova ferramenta de trabalho, que é a contribuição com o setor de segurança pública na identificação imediata de veículos que apresentem indicativo de ilícitos durante as consultas realizadas pelos agentes, como ocorreu no sábado (4), quando uma caminhonete com indícios de furto há mais de 16 anos foi apreendida durante fiscalização de rotina e encaminhada para investigação dos órgãos competentes.

“Essa identificação só é possível porque o talonário eletrônico permite a ação imediata no momento da consulta do veículo e do condutor, diferente do antigo modelo, onde o cadastramento do auto de infração era posterior, não permitindo identificar veículos com indicativo de ilícitos no momento da abordagem”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.

A equipe flagrou o veículo que realizada a conversão à esquerda em local proibido pela sinalização na Avenida Brasil x retorno Praça do Migrante (Artigo 207 do CTB) e ao lavrar o auto de infração eletrônico constatou-se a existência de indicativo de furto e roubo do veículo. Diante disso, foi solicitado apoio da Guarda Municipal e da PM para encaminhamento do proprietário e do veículo à 15ª SDP para os procedimentos cabíveis pela Polícia Civil, uma vez que o proprietário/condutor informou ter feito normalmente a transferência do veículo há oito anos.

Na consulta a caminhonete apresentou indícios de furto/roubo no ano de 2006 no Estado de São Paulo, contudo, o atual proprietário teria adquirido o veículo há oito no Estado do Rio Grande do Sul. A polícia irá investigar se houve falta de comunicação entre o Detran dos dois estados.

“O objetivo do Município com essa nova ferramenta e, ainda, com as novas tecnologias em fase de implantação que irão compor o Cicom (Centro Integrado de Controle e Monitoramento) é a ampliação das funcionalidades das ferramentas disponíveis na Transitar para apoio da segurança pública, possibilitando a informação de veículos com indicativo de ilícitos em tempo real à disposição das forças de segurança”, completa Simoni Soares.

(Secom)

Deixe um comentário