CASCAVEL

SEMA participa de eventos sobre Logística Reversa em Curitiba

Evento realizado nos dias 7 e 8 de dezembro foi organizado pelo Grupo R-20, do qual o Município de Cascavel faz parte

Divulgação

Neste mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) participou de dois importantes eventos relativos à Logística Reversa, em Curitiba. No dia 7, as Técnicas em Meio Ambiente Luciana Iwakura e Alexia Maciel representaram a pasta no 5º Seminário Paranaense de Logística Reversa, promovido pelo ILOG (Instituo de Logística Reversa), FIEP (Federação das Indústrias do Paraná), SEDEST (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná), IAT (Instituto Água e Terra), InPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem), além do apoio do SINPACEL (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná).

A abordagem ao tema enfatizou problemáticas das empresas em relação ao processo de logística reversa e apresentou um panorama nacional e estadual de suas iniciativas. Entre os palestrantes de renome na área, estavam o advogado e especialista em direito ambiental, Fabrício Soler, e Rafael Andregueto, diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná ministraram as temáticas que envolvem legislação e aplicabilidade no cenário cotidiano.

Já no dia 8, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente esteve presente na 16ª reunião ordinária do Grupo R-20, órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios paranaenses  e coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que promove a troca de informações, auxiliando na busca de soluções para a coleta seletiva, reciclagem de materiais, logística reversa e outras ações. Seu objetivo é a implementação da Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e das Leis Estaduais de Resíduos Sólidos, bem como a implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

A reunião contou com a participação de  60 pessoas de vários regiões do Estado e tratou de questões envolvendo a destinação de resíduos e a logística reversa no Paraná. As atividades foram desempenhadas na Associação dos Servidores Públicos do Paraná, em Curitiba.

“A reunião do R-20 é uma grande oportunidade de levantar demandas, trocar experiências e propor ideias a serem executadas por cada município ou de forma conjunta na busca de soluções referentes à destinação adequada dos resíduos, especialmente as questões de Logística Reversa. A participação em ambos os eventos foi de extrema importância, pois possibilitou a aproximação com autoridades da área que, com certeza, contribuirão na melhoria dos processos da gestão integrada dos resíduos do nosso município”, enfatizou a Técnica em Meio Ambiente, Luciana Iwakura.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei Federal no 12.305/2010, define logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Dessa forma, é promovido o reaproveitamento em determinado ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Por meio deste instrumento, fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores de embalagens e de produtos comercializados em embalagens se comprometem a trabalhar de forma conjunta para garantir a destinação final ambientalmente adequada dos materiais que colocam no mercado.

“Ambos os eventos discutiram a destinação de resíduos como pneus, baterias de chumbo ácido, pilhas e baterias portáteis, eletroeletrônicos, medicamentos de uso humano e veterinário, resíduos perfurocortantes, resíduos de produtos saneantes e desinfestantes, bem como embalagens em geral. Resíduos estes que devem participar da cadeia da logística reversa, para evitar possíveis danos ambientais e a saúde pública em casos de descarte incorreto”, finalizou Luciana.

(Secom)

Deixe um comentário