CASCAVEL

Servidora da Secretaria de Cultura, Silvio Prado, recebe reconhecimento do Legislativo

A proposição foi feita pela vereadora Professora Beth Leal (Republicanos).

Flávio Ulsenheimer/Assessoria de Imprensa/CMC

Com mais de 18 anos dedicados à cultura e à preservação da memória cascavelense, Silvia Prado recebeu nesta terça-feira (07) Moção de Aplausos da Câmara de Cascavel. A proposição foi feita pela vereadora Professora Beth Leal (Republicanos).

“A dedicação à cultura e o trabalho realizado por Silvia no Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e no Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi merecem todo nosso reconhecimento e apoio”, destacou a vereadora. “O patrimônio histórico e cultural de um município é um patrimônio social, é a valorização dos que nos antecederam, a constituição de uma memória coletiva que contribui para a formação de uma identidade, assim como aqueles que trabalham para manter esta memória”.

Silvia Soares do Prado é servidora de carreira do município de Cascavel. Nascida em 14 de maio de 1973, é filha do Olivio Antunes Leite do Prado e de Catarina Liberaci das Graças Soares do Prado. É graduada em História pela Universidade do Norte do Paraná, possui especialização pela Universidade Paranaense em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e também em História, Arqueologia e Patrimônio Cultural. É mestre em Letras, Linguagem e Sociedade pela UNIOESTE e está cursando Museologia na Uniasselvi.

Sua participação na construção e preservação do patrimônio histórico e cultura do Município de Cascavel é memorável. Foi coordenadora responsável técnica dos Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e Museu da Imagem e do Som-MIS, desde 2009, ambos localizados no Centro Cultural Gilberto Mayer. Idealizadora do Projeto Digitalização do Acervo do MIS em parceria com a Unioeste com um vasto acervo digital no site do museu a disposição de todos, realizou ainda o Projeto Memória Viva, Projeto Baú da Memória e Contação de História narrada pelos pioneiros.

Silvia foi responsável pelo cadastro dos museus junto ao IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, e ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional e pela participação das atividades da Semana Nacional de Museus e Primavera de Museus. É gestora cultural e patrimonial juntamente ao Programa de Valorização do Patrimônio Institucional e Regional – Ecomuseu de Itaipu Binacional e responsável por organizar o cadastro dos pioneiros, o almoço comemorativo celebrado anualmente e o projeto sobre História Oral na Unioeste com a TV Imago, no qual foram entrevistados pioneiros e cidadãos relevantes para contar a história da cidade.

Responsável por organizar o acervo arqueológico – Reserva Técnica de Arqueologia, teve participação fundamental para que o Museu Histórico de Cascavel se tornasse referência junto ao IPHAN.

(Assessoria de Imprensa/CMC)

 

Deixe um comentário