CASCAVEL

Teatro Municipal recebe Circuito Cultural Sesi 2022 como Cantor Tom Brasil a 18 cidades do Paraná

O show “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira” irá passar por outras 17 cidades além de Cascavel permitindo ao estado contato com música de qualidade

Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, o Teatro Municipal recebe o Circuito Cultural Sesi 2022 na parceria entre o Sesi e a Prefeitura de Cascavel por meio da Secretaria de Cultura. A atração escolhida para este ano foi “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira”, que há 20 anos coloca a viola caipira como instrumento e patrimônio histórico-cultural e um elemento identificador para a nação. Tamanha é a relevância do instrumento que há quem reconheça seu som ao ouvir o toque do primeiro acorde.

No show “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira”, o público vai apreciar músicas que o rádio não toca mais, de tempos idos das emissoras AMs. Por meio de uma viagem cultural, as canções chegam até a viola contemporânea de hoje, agradando ouvidos tradicionais e modernos. O repertório variado homenageia grandes compositores brasileiros como Tom Jobim, Almir Sater, Renato Teixeira, Paulo Vanzolini, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Joubert de Carvalho, Olegário Mariano, Rolando Boldrin, além das músicas autorais do próprio Tom Brasil. 

Tom Brasil é músico e historiador dedicado a este fantástico instrumento e, neste espetáculo, compartilha seu conhecimento da história e da música, contada com causos populares e ao som da viola de composições dos quatro cantos do país.

O show que pode ser assistido por idosos, jovens, crianças, famílias inteiras e todas as pessoas da forma mais abrangente e democrática possível. Com produção de Maurício Bana Rossi, “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira” traz a história do Brasil caboclo cantado em prosa e verso dentro do mais absoluto som da viola caipira, com classificação livre.  

Para a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola, o circuito cultural concretiza as metas institucionais do Sesi Cultura e contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Levar ações culturais para cidades diferentes democratiza o acesso à cultura e ajuda as pessoas a melhorarem seu repertório pessoal, o que reflete positivamente nas atividades profissionais. Ganham todos”, diz.

Para o secretário de cultura de Cascavel, Luiz Ernesto Meyer Pereira, é dever da secretaria de cultura contribuir para que a história da música brasileira continue sendo divulgada e incentivada em todas as suas vertentes.

(Secom)

 

Deixe um comentário