CASCAVEL

Ações ambientais da Sanepar melhoram qualidade das águas de Cascavel

Esses trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Prefeitura, instituições, ONGs, entidades e com voluntários da comunidade.

Foto: Sanepar

O trabalho ambiental feito pela Sanepar em Cascavel, intensificado nos últimos três anos, tem melhorado de forma significativa a qualidade das águas do município. Nos últimos cinco anos, a Sanepar retirou 282 toneladas de lixo nas margens e nos cursos de água dos rios. Também fez o plantio de mudas de árvores nas áreas de mananciais de abastecimento público, que proporcionou aumento de cerca de 340 hectares da cobertura vegetal. Além disso, a Companhia desenvolve ações de educação ambiental em instituições de ensino e junto à população do entorno dos rios.

Esses trabalhos são realizados em parceria com a Prefeitura, instituições, ONGs, entidades e com voluntários da comunidade. O resultado é a melhoria ambiental no entorno e da qualidade da água dos rios e Cascavel e Quati e, também, do Lago Municipal.

Atualmente, a Companhia está fazendo vistorias técnicas nas ligações de esgoto em cerca de 15 mil imóveis da Bacia do Rio Cascavel com o objetivo de garantir a eficiência do sistema de esgotamento da cidade, que atinge quase 100% do município. Os imóveis estão nas regiões dos bairros Pacaembu, Nova York, Cascavel Velho, Jardim Itália, Presidente, Maria Luiza, Universitário, Região do Lago, partes da área central e dos bairros Santa Felicidade e São Cristóvão.

O desassoreamento do Lago Municipal é outro compromisso ambiental assumido pela Sanepar. O estudo hidrológico e as alternativas propostas para o desassoreamento e a conservação foram apresentados no workshop das Bacias Hidrográficas, promovido pela Prefeitura e pela Sanepar como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no início de junho. Os trabalhos vão começar assim que houver o licenciamento ambiental.

“Os cuidados ambientais devem nortear todas as atividades econômicas e sociais nas cidades e fazer parte do cotidiano de todas as pessoas”, afirma a gerente-geral da Sanepar na Região, Rita Camana. “O descarte inadequado do lixo, o desperdício da água, o desmatamento e a destinação incorreta do esgoto podem comprometer o desenvolvimento das cidades e a qualidade ambiental e dos recursos hídricos”.

(Assessoria)

Deixe um comentário