CASCAVEL

Ação Inédita traz nova fonte de renda aos cooperados dos Ecopontos

Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Nestlé e Terracycle somam forças para a reciclagem de embalagens metalizadas. Atividades já trazem nova oportunidade de negócios aos trabalhadores de valorização de materiais recicláveis nos Ecopontos

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da Divisão de Resíduos Sólidos, trouxe mais um parceiro no trabalho de separação de materiais recicláveis. A Nestlé e a Terracycle receberam dos Ecopontos Brasília, Santa Cruz e Cascavel quase 1 tonelada de resíduos de BOPP (Polipropileno Biorientado).

Este é o nome dado aos materiais metalizados que embalam salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, chocolates, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa, entre outros. O material, até então, não tinha mercado para reciclagem e era todo destinado como rejeito para Aterro Sanitário de Cascavel.

“A Secretaria iniciou há alguns meses um projeto ambicioso de separação desse material junto às cooperativas de catadores nos Ecopontos; os catadores foram orientados a iniciar a separação desses materiais na esteira de triagem e enfardá-los, sob a condição de que a fabricante, em cumprimento a Lei 12.305/2010, arcaria com sua responsabilidade em destinar o material.”, explicou a engenheira ambiental, Keila Kochem.

Recentemente, a coleta do material foi realizada pelos cooperados dos Ecopontos e os valores serão repassados às cooperativas, ao preço de R$ 3,00 o quilograma. Com o sucesso dessa iniciativa, novos volumes já estão sendo separados nos Ecopontos para futuras coletas.

“Tudo começa com uma matéria-prima transformada pelas pessoas; nesse sentido, as embalagens, os plásticos, entre outros resíduos, desperta o interesse cada vez mais de seus fornecedores, parceiros como a Nestlé e a Terracycle, a fazerem parte do elo que chamamos de sustentabilidade. Ou seja, a população separa os resíduos gerados por ela, o Município faz a coleta, os ecopontos trabalham na valorização desses materiais e os fornecedores realizam a destinação final ou reaproveitamento para outras frentes de consumo.”, enfatizou a Gerente da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eliana Lisboa.

Conheça o Programa de Reciclagem de Embalagens de Biscoitos e Chocolates da Nestlé

A Nestlé lançou neste ano, o programa de reciclagem das embalagens que abrigam os diversos gêneros alimentícios, em especial, os biscoitos e chocolates. A iniciativa também conta com a parceira da Terracycle, onde permite ao consumidor final e as cooperativas de catadores a destinarem à indústria todo o material para embalar os alimentos.

Veja neste link como funciona: https://www.nestle.com.br/imprensa/releases/nestle-inicia-programa-de-reciclagem-de-embalagens-de-chocolates-e-biscoitos

FOTO E TEXTO: SECOM CASCAVEL

Deixe um comentário