CASCAVELDESTAQUE

Ações ambientais marcam o Dia do Rio em Cascavel

Município e entidades unem esforços para preservar os recursos hídricos da região

Foto: Vanderlei Faria

O Dia do Rio, celebrado nesta sexta-feira (24), foi marcado por ações ambientais em Cascavel. Logo pela manhã, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a ONG Amigos dos Rios, Sanepar, Rotary Club e outras entidades, uniram forças para promover o recolhimento de resíduos no entorno do Lago Municipal. Também houve uma caminhada para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos, cujo destino inadequado impacta diretamente nos rios e no ambiente natural.

“Precisamos cuidar do nosso bem maior, que é o rio, a água, tão necessária para a sobrevivência de muitas espécies”, diz o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.

Presente nas atividades, o vice-prefeito Renato Silva destacou a interligação entre cuidar do meio ambiente e preservar a saúde.

“Tudo o que fazemos ainda é pouco. Precisamos fazer mais, cuidar mais, preservar mais, do meio ambiente à saúde das pessoas. Cuidando do meio ambiente, cuidando da preservação da saúde, prevenimos. E nada melhor do que essas ações aqui, com a sociedade inteira envolvida. E tudo o que fazemos ainda é pouco. Precisamos fazer mais, cuidar mais, preservar mais, cuidar do meio ambiente, da natureza, do nosso lar e da saúde das pessoas”, enfatiza.

O Lago Municipal de Cascavel está passando por um processo de desassoreamento. Rita Camana, gerente regional da Sanepar, disse que a ação desta sexta-feira também teve como objetivo mostrar à população o trabalho realizado e despertar a consciência pela preservação.

“A Sanepar está quase concluindo o trabalho de desassoreamento e é necessário manter esse cuidado com o lago municipal. Foram instaladas várias contenções e ainda temos mais para colocar. Essas contenções foram colocadas nos pontos de vulnerabilidade do lago, onde chegam os resíduos, sejam eles maiores ou a areia, pedra. Depois disso, precisamos manter a limpeza para evitar que esses resíduos cheguem ao lago municipal”, enfatiza.

Adelar Valdameri, representante da ONG Amigos Rios, ressaltou que a retirada dos resíduos evita a proliferação do mosquito da dengue e defendeu a ampliação do programa de educação ambiental para sensibilizar e mudar a conduta em relação ao cuidado com a vida.

Dando sequência às ações, no sábado (25), será realizada a soltura de 30 mil peixes nas bacias do Rio Cascavel, Rio Saltinho e Rio Peroba. O ponto de encontro será a partir das 8h30, no vertedouro do Lago Municipal. A ação é voltada para toda a comunidade.

E para encerrar a celebração, no sábado, 2 de dezembro, a atividade segue para a área rural de Cascavel. Mais 30 mil alevinos e peixes serão soltos no Rio São José e no Rio do Salto. O ponto de encontro será às 8h30, na Igreja do distrito de São Salvado

(Secom)

Deixe um comentário