CASCAVEL

Combate ao crime: Guarda Municipal atua em mais de 5,1 mil ocorrências e reforça a segurança pública em Cascavel

Cerca de 140 agentes atuam na proteção da comunidade e do patrimônio público

Divulgação/Secom

O combate à criminalidade tem avanços históricos em Cascavel. Embora a segurança pública seja uma responsabilidade do Estado, a Guarda Municipal tem desempenhado um trabalho intenso na guerra aos criminosos. Em 2022, a GM ganhou mais agentes efetivos, realizou a Operação Águia, aumentou às ações junto à proteção da comunidade e do patrimônio público e tudo isso pode ser provado em números.

Segundo o balanço da GM, no ano passado a guarda atendeu 5.125 ocorrências, apreendeu 500 quilos de drogas ilícitas, deteve 817 pessoas, apreendeu 15 armas de fogo, recuperou 194 veículos e cumpriu 72 mandados de prisão. A atuação dos servidores tem se provado a cada dia um braço forte na área da segurança pública do Município e estratégica nas ações anticrime.

Ainda conforme os dados, o mês de dezembro é o que teve o maior acúmulo de ocorrências, com 724 atendimentos e o turno noturno é o que apresentou mais chamados. O Território 12, que compreende o Centro, lidera o ranking de ações. A Guarda também é resolutiva, uma vez que resolveu mais de 4.308 casos ainda no local e o restante, mais de 800 situações, foram encaminhadas à 15ª SDP.

Dentre os atendimentos da GM, apoio a órgão do Município, com 1005 ações está no topo. Em segundo lugar, está o cumprimento de oficio, com 753 atividades. Em 543 vezes, os agentes oferecem apoio ao cidadão. Aparecem ainda atendimento a violência doméstica (309), crime ambiental (246), furto (205), recuperação de veículos (194), cumprimento de medida protetiva (157) e perturbação de sossego (127).

Ao todo, cerca de 138 agentes reforçam a segurança dos cascavelenses. A Guarda Municipal foi criada em 2017, até então o Município nunca tinha investido nesse setor tão significativamente. Os guardas atuam com serviços de patrulhamento, atendimentos da Lei Maria da Penha e outras inúmeras ações que inibem o crime em Cascavel. A população pode acionar a GM pelo telefone 153.

(Secom)

Deixe um comentário