CASCAVELDESTAQUE

Dia Mundial de doação de leite humano: ato que salva vidas

O banco de leite humano do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realiza esse trabalho de salvar vidas desde 26 de junho de 1999

Foto: Guilherme Silveira/HUOP

19 de maio é o dia mundial de doação de leite humano, a data mostra a importância deste gesto que faz a diferença na vida de famílias. O banco de leite humano do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realiza esse trabalho de salvar vidas desde 26 de junho de 1999.

Nesse tempo, mais de 25 mil doadoras foram responsáveis por doarem aproximadamente 58 mil litros de leite e consequentemente fazer a diferença na vida de crianças internadas, tanto no HUOP, quanto aos municípios que fazem parte da 10ª Regional de Saúde.

O leite materno tem ajudado principalmente na alimentação de prematuros de muito baixo peso, entre 500g a 700g, que não têm força para sugar o peito. Se contabilizarmos desde a inauguração do Banco de Leite do HUOP foram mais de 23 mil recém-nascidos beneficiados até hoje.

Segundo a enfermeira do banco de leite, Anelise Vieczorek, estimular a doação espontânea é o trabalho principal, mostrar para as mães lactantes que ajudar a salvar a vida de outro bebê é o um ato de amor. “Divulgar esse ato tão importante da doação de leite para outras crianças. Esse leite tem o objetivo de ajudar a crianças prematuras internadas no HUOP e também com patologias. A mamãe lactante tem o papel mais importante em ajudar nesse ato voluntário, solidário e de partilha. Essa mãe ajuda a salvar vidas, por isso nosso agradecimento” finalizou Anelise.

Todo leite doado é recebido e passa pelo processo de pasteurização e exames clínicos para depois ser distribuído para as crianças.

O ato de amamentar tem um elo entre a mãe e o bebê, isso é algo primordial, é aquela dose de amor. Isadora Schimtt, de 20 anos, é mãe de um menino de um ano e três meses, é lactante e já ajudou crianças com a doação do leite materno para o banco de leite. A jovem mãe explica que o ato de amamentar é um momento único entre ela e o filho “onde eu sei que o afeto é repassado para ele. O leite humano é o melhor remédio e ajuda no desenvolvimento da criança e saber que o meu ato de doação ajuda outras crianças traz um sentimento de gratidão” finalizou Isadora.

Banco de leite em números

Em Cascavel, o Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) arrecadou cerca de 311 litros em abril deste ano. No total são 129 doadoras de Cascavel e outros municípios pertencentes a 10ª Regional de Saúde. Com esse número expressivo de doações, o banco de leite consegue ajudar cerca de 160 crianças na região.

Esses dados foram coletados da Rede de Banco de Leite Humano do Instituto Fio Cruz.

“Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno” – Giovanna Milane (autora do slogan vencedor para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano 2023).

(Assessoria)

Deixe um comentário