INTERNACIONAL

EUA: suspeito de vazar documentos secretos do Pentágono é preso

O jovem Jack Teixeira, de 21 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (13/4), em Massachusetts, por suspeita de vazar documentos confidenciais dos Estados Unidos (EUA). O membro da Guarda Aérea Nacional é acusado de compartilhar centenas de páginas com informações sigilosas com um grupo de amigos na internet, segundo informações do Washington Post.

A prisão aconteceu horas depois do FBI realizar buscas na casa da mãe do suspeito. Entretanto, os investigadores não compartilharam mais informações sobre o caso. Em uma coletiva de imprensa, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos classificou o vazamento de informações como um “ato criminal”. Teixeira era líder do grupo on-line chamado de “Thug Shaker Central”, onde compartilhava com cerca de 25 pessoas seu amor por armas, memes de cunho racista e videogames.

O presidente norte-americano Joe Biden, afirmou durante viagem à Irlanda, nesta quinta-feira, que a investigação está “se aproximando” de uma resolução.

A investigação começou no início de abril, quando funcionários do Pentágono, sede do Departamento de Defesa do país, tomaram conhecimento de que documentos sobre uma série de páginas com informações confidenciais com assuntos relacionados à espionagem norte-americano a amigos e inimigos foram divulgados nas redes sociais.

Os documentos vazados expõem uma série de preocupações dos Estados Unidos sobre a Guerra da Ucrânia e também uma possível espionagem a governos aliados, como Israel e Coreia do Sul.

O vazamento de informações confidenciais é um crime grave, e as autoridades norte-americanas têm se dedicado a investigar esse tipo de ação. Em 2010, o ex-analista de inteligência da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden vazou informações confidenciais para a imprensa e atualmente está exilado na Rússia.

As consequências desse tipo de ação podem ser desastrosas para a segurança nacional dos Estados Unidos e para a reputação do país no cenário internacional. Por isso, as autoridades estão dedicadas a punir os responsáveis por esse tipo de vazamento de informações.

Foto: Getty Images/Alex Wong

Deixe um comentário