OPINIÃO

História bíblica mostra uma manifestação racista que atrasou a viagem do povo de Deus

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. (Números 12:1)

 

Por Luiz Carlos da Cruz, jornalista

Hoje, 21 de março, se comemora o Combate à Discriminação Racial. A data me fez lembrar um texto bíblico conhecido na história do povo hebreu quando estava em direção à Terra Prometida.

Pouca gente sabe, nem mesmo os pregadores discorrem sobre o assunto, não sei se por ignorância, preconceito ou descuido com os detalhes da Escrituras Sagradas, mas uma história de racismo na Bíblia teve consequências terríveis para uma mulher que reagiu com críticas a uma negra.

É bem provável que muitos achem que estou distorcendo os fatos bíblicos para defender uma bandeira – uma heresia -, mas vou respeitar e entender sua forma de pensar.

Tudo começa quando Miriã, irmã mais velha de Moisés, que ao lado do irmão Arão passou a criticar o profeta libertador por ele ter se casado com uma mulher negra. “Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita”. (Números 12:1)

A Bíblia se refere a uma mulher “cuxita” que, nada mais é do que uma negra. A origem do povo cuxita é a região conhecida como Chifre da África, formado pela Etiópia, Somália e Djibouti, entre outros dois ou três países a mais que agora não me recordo quais são.

É bem provável que a cor da pele da mulher de Moisés estivesse incomodando a Miriã e Arão a ponto de se rebelarem contra o irmão.

O texto bíblico diz que a ira de Deus se acendeu contra Miriã e Arão. Como resultado do suposto racismo, Miriã foi castigada com uma lepra e precisou ser isolada do povo.

O povo que se dirigia pelo deserto precisou ficar sete dias parado enquanto a lepra não desaparecia. Houve atraso de uma semana na viagem por conta do ato racista, principalmente de Miriã.

Infelizmente, muita gente que se declara cristã, intrinsicamente tem um lado racista que não admite. É o chamado racismo estrtural. Porém, como o texto bíblico mostra, racismo é algo que não está no coração de Deus.

Deixe um comentário