DESTAQUEJUSTIÇA

Isenção de tarifa em transporte intermunicipal beneficia 10,3 mil pessoas com deficiência

Serviço prestado pelo Governo do Estado teve adesão de mais 14 municípios e agora está presente em 385 cidades do Estado. Benefício é estendido a pessoas com doenças crônicas em tratamento continuado e fora do local de moradia.

Garantir o acesso ao benefício de isenção tarifária a pessoas com deficiência é o foco do Sistema Passe Livre Intermunicipal, implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

De 2019 até junho de 2021, o sistema Passe Livre Intermunicipal beneficiou 10.351 pessoas com deficiência, em aproximadamente 500 unidades de Centros de Referências de Assistência Social (Cras) cadastrados no Estado. O benefício teve adesão de mais 14 municípios, totalizando agora 385 cidades habilitadas ao programa, o que representa 96,49% de abrangência no Estado.

Também usufruem do benefício pessoas com algumas doenças crônicas que estejam em tratamento continuado fora do local de residência. “O benefício estadual assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar até dois salários mínimos regionais do Paraná”, explica o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

SERVIÇO ONLINE – O sistema Passe Livre passou por reestruturação e está operando digitalmente, proporcionando mais rapidez e facilidade na concessão do benefício. “Este processo para implantação do sistema online foi uma parceria do nosso Departamento com os Escritórios Regionais e a Celepar, e tem um importante papel na agilidade e operacionalização do benefício”, informa o chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Cortes.

COMO SOLICITAR – Para solicitar a carteira do Passe Livre é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa. O Cras acessa o novo sistema eletrônico e, após a aprovação, a carteirinha chega em até 40 dias no endereço do solicitante, ou em outro endereço sugerido, ou mesmo no próprio Cras – conforme a opção escolhida pelo usuário.

Os novos municípios que aderiram ao sistema Passe Livre são: Douradina, Reserva do Iguaçu, Campina do Simão, Pinhalão, Turvo, Altamira do Paraná, Candói, Morretes, Quedas do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Guaraqueçaba, Peabiru, Guaíra e Astorga.

Mais informações sobre o sistema Passe Livre podem ser obtidas através em www.justica.pr.gov.br/Pagina/Programa-Passe-Livre

Foto/Arte: SEJUF

(aen)

Deixe um comentário