CASCAVEL

Justiça no Bairro leva ações sociais à população de Cascavel

O programa Justiça no Bairro oferece à população economicamente vulnerável, gratuitamente, uma série de serviços.

Secom

Teve início hoje (28) e segue até o próximo sábado (30), na Unipar em Cascavel, mais uma edição do programa Justiça no Bairro, desenvolvido numa parceria entre o Município (Assistência Social), Tribunal de Justiça do Paraná, Unipar e Sesc Paraná.

O programa  Justiça no Bairro oferece à população economicamente vulnerável, gratuitamente, uma série de serviços, entre eles documentos de identidade, orientações jurídicas na área cível e familiar como divórcio, casamento, averiguação de paternidade e diversos outros serviços de apoio ao cidadão.

“Temos uma parceria grande com a Unipar. Este é um serviço que além de trazer cidadania, traz rapidez, pois os atendimentos são feitos na hora. É um atendimento dinâmico para  famílias de Cascavel e região. Aqui, nestes três dias, são oferecidos serviços que congestionam as instituições públicas e desta forma nós conseguimos com estes eventos pontuais, diminuir o represamento destas demandas”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos, presente  à abertura dos atendimentos.

O programa Justiça no Bairro concentrará a prestação de serviço de 28 a 30 de abril, na Unipar, com demanda livre no local. Hoje e amanhã acontecem os atendimentos à população e no sábado o grande dia do casamento coletivo, com 142 casais participando.

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior, explica que ainda dá tempo de as pessoas interessadas participarem do programa. “Para isso elas  devem procurar os CRAS para fazer a inscrição. Este é um grande evento de cidadania que tem como objetivo, fazer com que as pessoas venham até aqui e possam sair  com seus encaminhamentos feitos e resolvidos.”

O programa Justiça no Bairro oferece serviços gratuitos para famílias com renda de até três salários mínimos por pessoa.  A vendedora Graciele Boiarski, mãe do Vinicius, de oito anos, não perdeu a oportunidade de fazer a carteira de identidade do filho de forma gratuita e com atendimento rápido. “O melhor que o acesso também ficou fácil. Este é um documento muito importante e esta oportunidade  ajudou bastante”.

Já o recepcionista José Ferreira da Silva, há dois anos  sofreu um acidente, machucou o braço e desde então aguardava o momento de fazer uma perícia médica. “Graças a Deus consegui este atendimento, depois de tanto tempo esperando. Aqui foi rápido, fazia tempo que estava esperando a perícia  . Agora é só passar pelo médico e aguardar o resultado”.

O que será oferecido

Serão oferecidos atendimentos jurídicos nas áreas cível (curatela), família (divórcio, alimentos, guarda, regulamentação de visitas, reconhecimento e/ou averiguação de paternidade/maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros) e registros públicos (retificação de registro civil).

Também será realizada a confecção de Carteira de Identidade (RG) para maiores de 2 anos.

O diretor geral da Unipar, Gelson Luiz Uecker, destacou  a importância da realização do evento para os acadêmicos que participaram das atividades. “ Para nós é um trabalho que agrega muito de modo a ter a comunidade aqui, nestes três dias de atividade. Os nossos alunos ganham , colocando em prática seus conhecimentos  e a população na agilidade dos atendimentos. Teremos aqui o serviço de atendimento judiciário gratuito”

(Secom)

Deixe um comentário