DESTAQUEPOLÍTICA

Lula diz ser preciso atender classe média após 100 dias de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (20/3) que após os 100 primeiros dias de seu governo, é preciso pensar em políticas voltadas à classe média. A declaração foi feita durante a cerimônia de relançamento do programa Mais Médicos, que visa suprir a falta de profissionais de saúde em áreas remotas do país.

Lula ressaltou que os primeiros dias do seu governo foram destinados a resgatar políticas públicas que foram desmontadas nos últimos seis anos. No entanto, a partir dos 100 dias, uma nova etapa terá início e será necessário fazer coisas novas.

O presidente defendeu a atuação dos bancos públicos para promover investimentos e gerar empregos. Ele também criticou os limites orçamentários impostos à saúde e à educação, defendendo que elas sejam vistas como investimentos, e não gastos.

Lula afirmou que não se pode tratar a educação e a saúde como gastos, pois não há investimento maior do que salvar uma vida e garantir que os cidadãos estejam prontos para o trabalho. Ele questionou a ideia de colocar a saúde dentro do teto de gastos e destacou o preço que se paga ao não cuidar das pessoas na hora certa.

O relançamento do programa Mais Médicos faz parte das ações do governo para melhorar a saúde pública do país, especialmente nas regiões mais carentes. O programa havia sido suspenso em 2018, mas foi retomado pelo governo Lula em seu primeiro mandato.

Foto: Hugo Barreto

Deixe um comentário