CASCAVEL

​Mesa Diretora que comandará a Câmara em 2023/2024 foi eleita hoje

Durante a sessão de eleição da nova mesa também foram definidas as composições das 12 comissões permanentes

Flávio Ulsenheimer/ Assessoria CMC

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cascavel para o biênio 2023/2024 aconteceu nesta terça-feira (05) e definiu Alécio Espínola (PSC) como presidente reeleito, Melo (Progressistas) como 1º Vice-Presidente, Valdecir Alcântara (Patriota) como 2º Vice-Presidente, Cabral (PL) como 1º Secretário e Sadi Kisiel (Pode) como 2º Secretário. Esta será a terceira gestão de Alécio Espínola à frente do legislativo cascavelense.

Durante a sessão de eleição da nova mesa também foram definidas as composições das 12 comissões permanentes que assumirão as funções em janeiro de 2023 e a nomeação da vereadora Professora Liliam (PT) para assumir a Procuradoria da Mulher nos próximos dois anos.

A eleição para renovação da Mesa Diretora é realizada sempre no segundo semestre do segundo ano da legislatura e os novos integrantes são automaticamente empossados a partir de 1º de janeiro do ano subsequente.

Alécio Espínola assegura que sua gestão continuará se pautando “pela economicidade, eficiência no serviço público e respeito aos servidores da Casa”.

O que faz a Mesa Diretora

Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que em 2022 tem um orçamento superior a R$ 28 milhões e 173 funcionários. Além disso, é ela quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.

O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.

O 1º Secretário deve verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da Sessão.

(Assessoria/CMC)

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