CASCAVEL

Oficina Social traz economia de R$ 500 mil aos cofres públicos

Em menos de 60 dias, foram restaurados 694 mobiliários que haviam sido encaminhados para barracões como inservíveis

Fotos: Silvia Soluszynski

O Projeto Bem Reciclar, programa que  restaura mobiliários do Município considerados inservíveis proporcionou, em menos de 60 dias, uma economia de R$ 509 mil aproveitando os móveis recuperados por meio da Oficina Social, instalada no Ecoponto Manaus.  Ao todo, foram restaurados 694 itens que, de outra forma, teriam sido descartados.

Dentre os móveis mais comuns que chegam à oficina estão cadeiras, mesas e armários. Os resultados são impressionantes: 90% das cadeiras e ventiladores são aproveitados, enquanto todas as mesas passam por um processo de restauração com 100% de sucesso.

O prefeito Leonaldo Paranhos, que sugeriu o projeto, ressalta a importância da iniciativa. “A oficina social dá vida ao que estava parado, colocando novamente à disposição da prefeitura ou da Assistência Social para beneficiar as famílias que necessitam. Além do valor financeiro economizado, há um valor em termos de autoestima e respeito, mostrando o cuidado com o patrimônio público e estendendo esses benefícios à população, principalmente àqueles que mais precisam da nossa atenção”, afirma o prefeito.

A oficina tem forte apelo social já que  móveis restaurados também são disponibilizados à Secretaria de Assistência Social (Seaso) para encaminhamento a famílias em situação de vulnerabilidade que necessitem de mobiliário. Além disso, as secretarias municipais também podem retirar materiais renovados para uso interno.

A Oficina Social conta com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que disponibiliza mão de obra de apenados  que possuem algum tipo de experiência em marcenaria, além de servidores do município que atuam na restauração.

O vice-prefeito Renato Silva diz que se trata de um projeto inteligente ao devolver às secretarias os mobiliários restaurados.

“Isso é uma prova que quando se tem uma administração eficiente, comprometida é possível tudo ser aproveitado. Coisas que as pessoas querem descartar, tem um aproveitamento e vai servir para muitas famílias. Com certeza vai fazer o bem para uma multidão de pessoas e ao próprio governo municipal”, afirmou.

A secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, afirma que os resultados comprovam que a iniciativa trouxe um grande resultado. “Tanto sentido de economia para o Município, quanto na questão de sustentabilidade”, avalia.

Os móveis descartados pelas secretárias e que são encaminhados para os barracões são analisados e aqueles identificados como passíveis de recuperação são consertados e reinseridos nas secretarias e autarquias.

(Secom/Cascavel)

Deixe um comentário