CASCAVEL

Cascavel começa aplicar vacina bivalente para público de 60 anos ou mais

Vacina está disponível nas 44 unidades de saúde do Município
“A vacina está aí, todas as unidades de saúde de Cascavel estão bem preparadas para vacinar, eu vejo o seguinte: as pessoas devem vir tomar a vacina, eu acho que tinha que ser obrigatória, o vírus está aí, você se protege, é gratuita, por que não tomar, não é mesmo?”

A afirmação é do comerciário Osvaldecy Pisápio, que logo pela manhã procurou a unidade de saúde do bairro Cancelli para tomar a vacina bivalente, que a partir de hoje (15) passou a ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde de Cascavel recebeu cerca de 12 mil doses de vacina bivalente da 10ª Regional de Saúde. O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, diz que há vacinas suficiente para o grupo de 60 anos ou mais e destaca a importância de as pessoas procurarem as unidades de saúde para tomar o imunizante.

“Aquelas pessoas que já tem 60 anos, tomaram a primeira e segunda dose no mínimo, e há mais de 4 meses foi a última dose, podem comparecer em qualquer uma das 44 unidades de saúde de Cascavel e tomar a sua dose da vacina bivalente. É bivalente porque ela protege contra a omicron, que é a cepa que está circulando no país, e suas variantes, então você ficará mais protegido”, explica o secretário

Ana Carolina Rossini, coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), ressalta que o público acima de 60 anos pode procurar as unidades de saúde das 8h até 15 minutos antes do fechamento  para tomar a vacina bivalente.

“As famílias que têm idosos nessa idade, acamados, devem entrar em contato com as unidades de saúde para fazer agendamento para realizar essa vacinação”, enfatizou.

A médica Lilimar Mari, diretora da 10ª Regional de Saúde, a recebeu a dose da vacina bivalente na manhã de hoje e enfatizou a importância da imunização.

“Essa vacina ela combate o vírus original e o omicron, que faz esse espalhamento mais rápido. Então, na realidade, é mais um reforço contra essa doença. O reforço não é para evitar a doença, é para evitar os casos graves”, diz.

USE MÁSCARA!
Vale lembrar que a vacinação é gratuita e um direito dos munícipes. O PMI recomenda levar a carteirinha para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde, portanto, não se esqueça da proteção.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário