CASCAVEL

Diretor do IML no Paraná visita unidade em Cascavel e destaca importância da estrutura

Na manhã de quinta-feira (30), o diretor administrativo do IML (Instituto-Médico Legal) do Paraná, Dr. André Ribeiro Langowiski, visitou a estrutura da unidade em Cascavel, no Oeste do Paraná, juntamente com o diretor de Operações da Polícia Científica, Ciro José Cardoso, e o deputado estadual Oziel Luiz de Souza, conhecido como Batatinha (MDB).

Durante a visita, foram discutidos os trabalhos prestados à comunidade e a construção de uma nova unidade para melhorar os serviços prestados. Atualmente, seis médicos e oito peritos atuam na região de Cascavel.

Dr. Langowiski explicou os procedimentos realizados no IML, desde a chegada do corpo até a sua saída. São realizados exames para avaliar possíveis projéteis em caso de morte violenta, além de outras lesões.

O diretor também abordou a questão da demora para liberação dos corpos, ressaltando que é necessário um entendimento da população com relação às perícias. Segundo ele, na Europa, o período é de 45 dias e nos Estados Unidos, de 30 a 60 dias.

“O IML não está aqui para liberar corpo, está aqui para fazer perícia nos corpos”, afirmou.

Dr. Langowiski informou que o maior volume de atendimento é com relação à violência sexual e lesões corporais, sendo que a violência sexual é tratada como urgência e atendida 24 horas por dia, já que há um prazo de 72 horas para periciar a vítima.

O deputado Batatinha, que antes era crítico em relação à demora para a liberação das vítimas, mudou de opinião ao conhecer de perto o trabalho do IML. Ele também comentou sobre a união com outros deputados para obter uma sede semelhante à de Curitiba em Cascavel.

Foto: Reprodução/Portal Catve

Deixe um comentário