DESTAQUEPARANÁ

Em ano de novas regras, IPMC reforça iniciativas de educação previdenciária para servidores

No primeiro ano de implantação da reforma da previdência municipal, o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) ampliou os canais de comunicação com os servidores da ativa, que precisam conhecer as novas regras para as aposentadorias e pensões, em caso de falecimento do servidor.

Com o programa de Educação Previdenciária, o IPMC passou a realizar reuniões mensais, pela internet, para apresentações sobre temas específicos e espaço para o esclarecimento de dúvidas.

Desde a Lei Complementar que atende a Constituição Federal, os primeiros resultados mostram que o regime próprio dos servidores municipais de Curitiba já reduziu o seu déficit atuarial em 21,84%, passando de R$ 14,4 bilhões para R$ 11,3 bilhões.

Com o tempo, as medidas tomadas se mostrarão ainda mais sustentáveis, fortalecendo o sistema previdenciário municipal para garantir com tranquilidade o pagamento dos benefícios – aposentadorias e pensões – até o falecimento do último servidor, calculado para 2097.

“Cada vez mais, o IPMC se dedica ao seu principal objeto que é o pagamento de aposentadorias e pensões. Queremos que os processos internos sejam cada vez mais ágeis e eficientes. Para isso, com toda a equipe do Instituto, temos buscado os instrumentos mais adequados e seguros, sempre de forma transparente. Queremos que o IPMC seja um instituto forte e sustentável”, defende o presidente, Ary Gil Merchel Piovesan.

Além dos planos de benefícios, a sustentabilidade do sistema previdenciário garante capacidade fiscal ao Município de Curitiba, ou seja, a Prefeitura terá mais recursos para aplicação nos programas e serviços voltados a toda a população.

Boa governança

Começou nova etapa da prova de vida. Com o novo formato, a partir de 1º de novembro de 2022, servidores aposentados e pensionistas que comparecerem a algum serviço do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) ou atendimento do SUS terão considerada sua prova de vida válida pelos 12 meses seguintes.

Neste ano, o IPMC realizou a primeira audiência pública pela internet  para abordar os resultados de 2021. A apresentação trouxe aspectos de Governança Corporativa, Política de Investimentos e Avaliação Atuarial. A prática será mantida nos próximos anos.

O Instituto renovou o certificado do Programa Pró-Gestão RPPS – Nível de Aderência II, com 100% das ações atendidas. Todas as exigências relativas às práticas de gestão previdenciária tais como controles internos, governança e educação previdenciária vêm sendo cumpridos. O IPMC está entre os primeiros 30 regimes próprios de previdência do Brasil a conquistar a certificação do Programa.

Está em andamento o processo de implementação da certificação profissional de todos os dirigentes, gestor de recursos, membros do Conselho Administrativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos do IPMC. A medida atende ao que estabelece a legislação federal a todos os regimes próprios de previdência.

Os dados que compõem o Indicador de Situação Previdenciária (ISP) são analisados de forma permanente e comparados com os indicadores de outros regimes próprios de previdência social de grande porte para avaliar a performance do IPMC e identificar as melhores estratégias para conquista de indicadores previdenciários ainda melhores.

O Instituto segue na busca permanente pelos melhores fundos para os investimentos dos recursos dos seus beneficiários e zela pela boa gestão dos imóveis que integram seus ativos imobiliários.

Reconhecimento aos servidores aposentados

O diálogo com os beneficiários também é garantido com as reuniões mensais destinadas aos novos aposentados e também com os pensionistas, que recebem informações adequadas ao seu perfil. No início do ano, ainda sob o reflexo da pandemia pelo novo coronavírus, foram reuniões on-line. A partir de junho, voltaram ao modelo presencial.

Foram 11 encontros com os aposentados em 2022 e 616 servidores convidados. Aos presentes são entregues a portaria de aposentadoria e o Certificado de Reconhecimento Público pelo trabalho que desenvolveram ao longo da sua carreira. Eles também recebem muita informação, para que conheçam o suporte oferecido pela equipe do IPMC nesta fase de suas vidas.

O motorista Marcos Aurélio de Paula, servidor da Secretaria de Obras Públicas, participou da reunião de agosto. Ele manifestou sua emoção no momento que recebeu o Certificado de Reconhecimento. “Devo o que tenho à Prefeitura.”, disse ele que trabalhou 35 anos na mesma Secretaria.

“É um dia importante para mim. Meu pai foi servidor e meu irmão também. É uma vida toda ligada à Prefeitura de Curitiba”, justificou Marcos que também compartilhou a emoção com os colegas em seu último dia de trabalho na Usina Sul. “Me orgulho da minha história. Sei que fiz por merecer”, contou.

Saiba mais sobre o IPMC em 2022

– Redução do déficit atuarial em 21,84%
– Renovação da certificação do Programa Pró-Gestão RPPS – Nível de Aderência II
– Em 2022, foram concedidas 592 aposentadorias até outubro de 2022
– 11 reuniões para reconhecer o valor do servidor no momento da aposentadoria
– A Central de Atendimento Telefônico do IPMC atendeu a uma média de 2.436 ligações/mês
– Atualização da documentação dos imóveis do IPMC
– Reforma do Edifício Andraus, um dos ativos imobiliários do Instituto

Os números do IPMC

– 16,8 mil aposentados
– 2,9 mil pensionistas
– Cerca de 600 aposentadorias e 130 pensões concedidas em 2022

Foto e Texto: Secom Curitiba

Deixe um comentário