DESTAQUEPARANÁ

Santa Felicidade ganha arena de patinação e melhorias na sinalização viária

A Regional Santa Felicidade se tornou o endereço, em setembro, da primeira arena coberta pública de patinação artística sobre rodas do Brasil. O equipamento fica na Praça Antonio Bertoly, no bairro Santa Felicidade, e deu novo uso a uma antiga quadra poliesportiva. Agora, serve toda a cidade.

Além da pista de patinação, a arena foi equipada com banheiros, copa, área administrativa e espaço destinado à instalação de arquibancadas modulares para até 200 pessoas. As vagas disponíveis estão abertas para o público por meio do portal Curitiba em Movimento. “É um grande ativo para o nosso território”, diz a administradora regional Simone da Graça das Chagas Lima, que também destaca outras realizações da Prefeitura, para a região, no período.

Entre elas estão a revitalização de pavimento e asfalto novo implantados em trechos das ruas Professora Nilza Antônia Carvalho Ganz, no Butiatuvinha; Dante Bertoni e Desembargador Edison Nobre de Lacerda, em Santa Felicidade; e Eduardo Jarnicki, Genauro Ferreira de Almeida, Doutor Cerqueira Lima e Nicolau Boscardin, no São Braz.

Os cuidados com as ruas da regional fazem parte dos 54.087 metros de asfalto novo, cuja implantação foi concluída durante o ano ou está em andamento por meio de 143 ações desenvolvidas pela Prefeitura. Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 1.552 ações de pavimentação em 1.335 ruas, das quais algumas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de asfalto novo atinge a marca de 762.546 metros. São 1.493 intervenções entregues (705.310 metros) e 59 em andamento (57.236 metros).

Circulação

Outras vias se tornaram mais seguras para a circulação de pedestres, bicicletas e veículos automotores com a instalação de lombadas físicas. Elas foram contempladas com esse tipo de sinalização depois de estudos de viabilidade feitos pela Superintendência de Trânsito (Setran) da Prefeitura.

No bairro Santa Felicidade foram sinalizadas as ruas Ari José Valle, Candido Hartmann, Francisco Dallalibera, Fredolin Wolf, Bortolo Paulin, Marcos Mocellin, Rômulo César Alves, Édson Campos Matesich, Gerônimo Muraro e a Via Veneto. Na mesma área, a Rua João Reffo deverá ganhar faixa elevada para travessia, assim como a Rua Justo Manfron, no Lamenha Pequena.

Sinalização

Outras lombadas foram implantadas em trechos das ruas Luiz Júlio e Antônio Kaminski, no Orleans; Pedro Correa da Cruz, no São Braz; Francisco Nadolny, no Campina do Siqueira; José Izidoro Biazetto, no Mossunguê; Jeremias Maciel Perretto, no Campo Comprido; Dr. Mbá de Ferrante, Onofre Pedro dos Santos e Ari José Valle, no São João; Rua Luiz Boza, no Butiatuvinha; João Batista Dallarmi, no Santo Inácio; Nicolau José Gravina, no Cascatinha; e Gumercindo Marés e Arthur Leinig, no Vista Alegre.

Já as ruas Ângelo Domingos Durigan, em Santa Felicidade; Ana Gbur Barcick e Estrada Mina D’ouro, no Santo Inácio; José Casagrande, no Vista Alegre; e Via Vêneto, em Santa Felicidade, foram contempladas com redutores eletrônicos de velocidade.

Horta e Rua da Cidadania

Outra conquista da regional para os seus moradores foi a implantação da horta urbana Uma Nova Curitiba – a horta número 114 da cidade, que já tem 145.

Situada no Orleans, a horta resulta de uma parceria entre a Prefeitura e a construtora Casteval para beneficiar 180 pessoas de 40 famílias. Os alimentos, frescos e livres de agrotóxicos, são plantados em meio a flores, árvores frutíferas e abelhas sem ferrão do projeto Jardins de Mel.

A Regional Santa Felicidade também fecha o ano com sua sede – a Rua da Cidadania – de cara nova. Muito requisitada por crianças, jovens e adultos, a quadra poliesportiva foi reformada.

O local – que prestou cerca de 15 mil atendimentos mensais e 182.175 atendimentos entre outubro de 2021 e setembro de 2022 nos diversos órgãos descentralizados da administração pública – também teve pintura, estrutura metálica e cobertura revitalizados, além de ganhar uma caixa de captação de água da chuva para uso na limpeza do local.

Além disso, a fim de evitar acidentes, protetores de passeio semelhantes a floreiras foram instalados para limitar o acesso de pedestres da Rua da Cidadania para a pista de ônibus do terminal.

Manutenção

Os cuidados com a manutenção da Regional também tiveram peso para o bem-estar e a segurança dos moradores, além da boa aparência da área.

De janeiro a outubro foram realizadas intervenções ao longo de 25.770 metros da rede de drenagem, garantindo melhor escoamento da água da chuva.

Além disso, foram executados 2.734.153 metros quadrados de roçadas em ruas e equipamentos como parques, praças e unidades de saúde. Também foram melhoradas as condições de 234.839 metros do pavimento viário por meio da manutenção de 58.283 metros de ruas de saibro e 176.556 metros de antipó.

Os bairros da Regional Santa Felicidade também receberam 1.968 novos pontos de iluminação LED. Isso eleva para 10.368 o número de postes que passaram a contar com a tecnologia desde 2018, quando começou a substituição das luminárias convencionais.

Os postes ornamentais na Rua João Falarz, entre Toaldo Túlio e Eduardo Sprada, são exemplos dessa intervenção.

A manutenção do sistema antigo também ficou em dia. Durante o ano foram atendidas 10.882 solicitações de substituição de luminárias queimadas ou danificadas.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Secom Curitiba

Deixe um comentário