DESTAQUEPARANÁ

Worktiba já foi o “primeiro lar” de 266 empresas e startups em Curitiba

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Até mesmo as empresas 100% digitais precisam de um lugar no mundo físico para chamar de seu e, para quem está começando, nem sempre assegurar um CEP para seu empreendimento é financeiramente viável. Com o objetivo de contornar esse entrave a novos negócios, a Prefeitura de Curitiba criou, em 2017, o Worktiba, o primeiro espaço coworking público do Brasil.

Desde então, a Prefeitura já contemplou 266 empresas, startups e instituições em fase inicial de seus projetos a terem o “primeiro lar” para chamar de seu, no primeiro espaço coworking público do país, gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Só em 2022, as sedes do Workitiba – Barigui, Cine Passeio e Rua da Cidadania Boqueirão – se tornaram a casa de 78 empreendimentos. Entre as beneficiadas, a Hospeda Eventos, uma plataforma travel tech que nasceu durante a pandemia da covid-19 e está se expandindo nacionalmente.

A diretora executiva da startup, Fernanda Skraba, conta que a grande vantagem de contar com o Worktiba é o networking com outras empresas no espaço compartilhado e o acesso a capacitações e vivências das ações do Vale do Pinhão.

“O Vale do Pinhão contribui muito no crescimento das empresas que estão começando. O Workitiba surgiu para nós não só como um espaço para chamar de nosso, mas também como um espaço de aprendizado e evolução”, diz Skraba.

A Hospeda Eventos é uma plataforma que facilita aos promotores de eventos, como congressos, o acesso à rede hoteleira e aos atrativos de cada cidade. Iniciou suas atividades em junho de 2020, durante a pandemia, período que a startup usou para criar seu planejamento estratégico, estudo de mercado, análise de viabilidade, estruturação e capacitação. Com início das operações em outubro deste ano, já atendeu a oito eventos pelo Brasil e tem outros 15 programados.

Viabilizando projetos

Dos 78 empreendedores beneficiados com o acesso ao Worktiba este ano, 41 são startups, 15 são projetos de economia colaborativa e 22 são projetos de impacto social.

Além da estrutura física – salas de trabalho e reuniões, acesso à internet -, os beneficiados recebem orientações, capacitações e mentorias durante sua residência.

Este ano, também os coworkers participaram de uma trilha de pré-incubação, com nove encontros de orientação, visando a viabilização das propostas para o mercado.

A startup Cultivando é uma das beneficiadas que passou a utilizar o Worktiba em 2022. Nascida de um projeto de conclusão do curso de Agronomia, a startup auxilia pequenos agricultores a terem seus produtos regularizados em suas cidades, auxiliando as prefeituras a criarem seus serviços de inspeção municipal, com a oferta de um sistema de gestão.

“Estamos crescendo e, neste momento inicial, não ter custo com locação de salas para receber os clientes ajuda muito. Conseguimos nos focar no desenvolvimento da startup. Já fizemos mais de 800 regularizações de produtos em 13 cidades da região metropolitana, que também são comercializados aqui em Curitiba”, conta o CEO da Cultivando, Lucas Eduardo Caetano Felippe.

O Vale do Pinhão

A prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, criou o programa Vale do Pinhão, um movimento de um ecossistema de inovação para promover ações que contribuam para o desenvolvimento de Curitiba como cidade inteligente, que se desenvolve economicamente ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de vida de seu cidadão e gera eficiência nas operações urbanas.

O propósito do Vale do Pinhão, em seus cinco pilares, é fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, envolve secretarias municipais e o ecossistema de inovação de Curitiba, que é composto por todos os atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação: universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos.

SECOM CURITIBA

Deixe um comentário